Neste escrito pretendo fazer uma síntese da obra de Emile Durkheim,( Educação e Sociologia), no que tange as questões referentes a definição da educação, a relação entre a pedagogia e a ciência da educação. Analisaremos também a importância da historia para compreender a educação, e as criticas fundamentadas por este autor as concepções Kantianas e Utilitaristas.
Para Durkheim o papel da educação é desenvolver no individuo aquilo que é necessário para o individuo viver em sociedade. Ao explicar sua tese, Durkheim realiza algumas criticas as concepções de educação para depois demonstrar o que é educação. Neste sentido seguindo o autor a palavra educação vem sendo usada de forma ampla, é usada para tudo. É necessário fazer uma analise detalhada sobre o que é educação, educação segundo ele é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não está madura para a vida social.
As principais criticas realizadas por Durkheim foram em relação a definição de educação para Kant, e a outra é em relação a idéia de educação para os utilitaristas. Para Kant a finalidade da educação é desenvolver toda perfeição que ela seja capaz, a educação deve fazer do individuo, um individuo ideal, perfeito. Durkheim questiona se é possível desenvolver todas as capacidades do ser humano? Logo ele afirma que não, e revela que seria ideal, mais está muito longe da realidade. Portanto fica muito difícil um trabalhador manual desenvolver suas capacidades intelectuais, por exemplo um engenheiro não vai conseguir desenvolver o trabalho de um pedreiro ou vice versa. A concepção Kantiana seria ideal, se calca numa conjuntura idealista, em que a finalidade da educação não vai desenvolver a perfeição na realidade. Os utilitaristas vão dizer que a educação tem como finalidade desenvolver a felicidade, mas o que é felicidade para mim não é para os outros indivíduos, portanto Durkheim vai dizer que isso é impossível, até porque quanto mais nós temos, mais desejamos, nunca contentamos com o que temos.
Para Durkheim essas definições partem de uma idéia universal de educação, o que significa dizer que é para todos os indivíduos, sociedades, culturas, sem pensar nas particularidades. A historia da humanidade e a historia da sociedade são desconsideradas e é exatamente neste ponto que está o erro, pois a educação muda de acordo com a sociedade e com a historia, é preciso considera las, para se chegar a definição de educação. Para se considerar é preciso pensar que a educação está dentro da sociedade, cada sociedade tem suas particularidades, instituições. Em cada sociedade existe um sistema de educação. Somos educados de acordo com aquilo que a sociedade quer, há costumes formas de pensar, idéias que não fomos nós que escolhemos, elas existem já na sociedade e nós temos que nos conformar, porque se não nos conformarmos somos punidos. Temos que nos adaptar ao sistema ditado pela sociedade. E quem vai nos ensinar a nós adaptarmos as exigências da sociedade é a educação, essas idéias e costumes são expressões da vontade da coletividade que nós precisamos nos adequar através da educação.
Sempre a sociedade é superior ao individuo. Durkheim diz que nós somos educados para a vida em sociedade. Para chegarmos a definição de educação precisamos analisar historicamente, ter esse olhar histórico para a sociedade, e para isso temos que retirar da historia aquilo que é comum em todas as sociedades, a partir deste modo chegaremos ao conceito de educação. A primeira coisa que ocorre no tempo histórico de toda sociedade é a ação dos adultos sobre os mais novos, a segunda é que a educação prepara o individuo para a vida em sociedade.
Durkheim vai dizer que a educação em todo período histórico e em toda sociedade tem um caráter uno e um caráter múltiplo. O caráter uno são os comportamentos, idéias, formas de pensar, e que são passados para todos os indivíduos de uma sociedade. Por exemplo: Todos nós fomos educados para amar a nossa pátria, todos nós temos que andar vestidos. E o caráter múltiplo é o que é desenvolvido nos indivíduos para a vida em grupo. Exemplo: As mulheres sabem que podem usar saias, já os homens sabem que não devem usar saias.
De acordo com Durkheim, existem na sociedade, dois seres; o social e o individual e é função da educação desenvolver o ser social. A educação desperta em nós, aquilo que nós temos de melhor. Ele diz que temos que preparar para a vida em sociedade. Mas será que é possível haver uma relação entre o ser social e o ser individual ? Ao desenvolver o ser social, a educação também desenvolve o ser individual. Durkheim afirma que é função do Estado reger a educação. Existem varias instituições, varias famílias, interesses, sindicatos, se a educação for deixada por conta destes, cada um tem um interesse e vai tudo virar um conflito, então a educação deve ficar por conta do Estado. A educação pode ser privada, mas tem que ser regulamentada pelo Estado.
Durkheim estabelece diferenças entre pedagogia e ciência da educação, a pedagogia para Durkheim não é a ciência da educação, a pedagogia é uma reflexão sobre a prática educativa. A pedagogia é uma teoria, uma reflexão da pratica, ela não estuda cientificamente, mas ela é uma teoria reflexiva da pratica educativa. A pedagogia é uma teoria que vai pensar como a educação deve ser, que vai refletir de onde ela surgiu. Para a pedagogia ser uma pratica ela precisa se apoiar em algumas ciências: ciência da educação a qual Durkheim vai dizer que é uma ciência nova , renascente. A sociologia para ele é uma ciência por se fazer, se ela é uma ciência que estuda a sociedade, ela pode contribuir para o estudo das praticas educativas e psicológicas.
A educação é uma coisa eminentemente social, em cada sociedade, existem tantas educações especiais quantos os diferentes meios sociais. Esta educação varia de uma sociedade para outra. Cada sociedade possui um determinado ideal de homem. A função da educação é preparar homens para se viverem em sociedade, e para a humanidade. A educação é uma coisa, um fato, com efeito, em todas as sociedades há uma educação, de acordo com as tradições, os hábitos, as regras, num determinado enquadramento de instituições, com mecanismos próprios, sob a influencia de idéias e de sentimentos coletivos.
A ciência da educação é uma ciência sociológica, que concebe um sistema de educação que se preocupa mais particularmente em preparar o homem para a vida social, em formar o cidadão.
Referencias Bibliográficas
DURKHEIM, ÉMILE. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1972.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário