A pedagogia é quase sempre definida como o principio das ações de educação, de ensino e de formação, ensinar, aprender, instruir. A pedagogia tem como objetivo questões da atividade humana que compete às ações de educação e de formação.
A pedagogia seria então algo intermediário entre a arte e a ciência, ela é um conjunto de teorias, as teorias pedagógicas têm por objetivos guiar a conduta dos seres humanos. A pedagogia, como dizia Durkheim, não é se senão a reflexão mais metódica e mais bem documentada possível, posta a serviço da prática do ensino. O fato pedagógico é constituído pelo trabalho pedagógico, unidade funcional de tarefas, de papeis de competências e de saberes a executar, estão presentes nas relações de professor e aluno, formador e formando, adulto e criança, saberes e aprendizagens, escola e classe. O ser pedagogo pode ser observado num estabelecimento escolar (professor e aluno), ou numa participação ativa no desenvolvimento de uma pessoa no que tange suas atividades sociais. ( formação profissional continua, prolongamento da escolaridade).
A pedagogia é simultaneamente uma implicação e uma explicação, de que dará conta de um modelo, modo de pensamento que procede tanto da idéia quanto da realidade. A pedagogia deve ser considerada como um saber profissional, informado e requer cada vez mais conhecimentos técnicos e práticos. A pedagogia é o principio evolutivo das ações de formar, de ensinar e de aprender. Segundo Durkheim, a atividade pedagógica é uma atividade de socialização, é uma atividade social, a atividade pedagógica é como a socialização, concerne num mesmo processo, á construção individual e a organização de uma sociedade, como atividade social. A pedagogia cria um vinculo dinâmico entre a atividade social e o principio educativo ( a pedagogia depende da escola, a pedagogia interpreta a escola e suas dimensões criticas).
A pedagogia é sinônima de método de praticas, de um fazer e de um como fazer. Um método em pedagogia apresenta se como uma organização dos objetivos, do procedimento do educador dos modos de trabalho dos alunos e com os alunos. Nenhum pedagogo pode abordar a analise do ato pedagógico só em termos de conteúdos e de métodos, ela é colocada num conjunto englobando as relações sociais dentro da sala de aula, as relações dos sujeitos com o saber e a cultura. A pedagogia descreve uma condução especifica, socialmente construída, das ações combinadas de ensinar e de aprender. O objeto do pedagogo não é o professor, nem o saber, nem o aluno, e sim a atividade que os reúne.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário