A pedagogia é quase sempre definida como o principio das ações de educação, de ensino e de formação, ensinar, aprender, instruir. A pedagogia tem como objetivo questões da atividade humana que compete às ações de educação e de formação.
A pedagogia seria então algo intermediário entre a arte e a ciência, ela é um conjunto de teorias, as teorias pedagógicas têm por objetivos guiar a conduta dos seres humanos. A pedagogia, como dizia Durkheim, não é se senão a reflexão mais metódica e mais bem documentada possível, posta a serviço da prática do ensino. O fato pedagógico é constituído pelo trabalho pedagógico, unidade funcional de tarefas, de papeis de competências e de saberes a executar, estão presentes nas relações de professor e aluno, formador e formando, adulto e criança, saberes e aprendizagens, escola e classe. O ser pedagogo pode ser observado num estabelecimento escolar (professor e aluno), ou numa participação ativa no desenvolvimento de uma pessoa no que tange suas atividades sociais. ( formação profissional continua, prolongamento da escolaridade).
A pedagogia é simultaneamente uma implicação e uma explicação, de que dará conta de um modelo, modo de pensamento que procede tanto da idéia quanto da realidade. A pedagogia deve ser considerada como um saber profissional, informado e requer cada vez mais conhecimentos técnicos e práticos. A pedagogia é o principio evolutivo das ações de formar, de ensinar e de aprender. Segundo Durkheim, a atividade pedagógica é uma atividade de socialização, é uma atividade social, a atividade pedagógica é como a socialização, concerne num mesmo processo, á construção individual e a organização de uma sociedade, como atividade social. A pedagogia cria um vinculo dinâmico entre a atividade social e o principio educativo ( a pedagogia depende da escola, a pedagogia interpreta a escola e suas dimensões criticas).
A pedagogia é sinônima de método de praticas, de um fazer e de um como fazer. Um método em pedagogia apresenta se como uma organização dos objetivos, do procedimento do educador dos modos de trabalho dos alunos e com os alunos. Nenhum pedagogo pode abordar a analise do ato pedagógico só em termos de conteúdos e de métodos, ela é colocada num conjunto englobando as relações sociais dentro da sala de aula, as relações dos sujeitos com o saber e a cultura. A pedagogia descreve uma condução especifica, socialmente construída, das ações combinadas de ensinar e de aprender. O objeto do pedagogo não é o professor, nem o saber, nem o aluno, e sim a atividade que os reúne.
sexta-feira, 30 de julho de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
φιλοσοφία [philosophia] '' Amor a sabedoria"
Filosofia, (do Grego PHILOSOPHIA; siginifica "amor a sabedoria"). Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade. Indagação em tentar perceber a melhor forma de organização, através da razão. A filosofia nunca vai responder, fica nos questionamentos, lança as indagações. Qual a melhor forma de governo ? O que é razão ? Consciência ? Conhecimento ? Existe Deus ? Como ele existe ?
Filosofar é raciocinar acerca de assuntos filosoficos, trabalha problemas filosoficos, levantar opiniões, pensamentos, matutar, meditar, cismar, argumentar, discutir. O filosofo é aquele que cultiva a filosofia, aquele que procede sempre com sabedoria e reflexão. Aquele que vive tranquilo e indiferente aos preconceitos e convenções sociais.
No Brasil a filosofia era comparada pela retórica, oratória, foi suprimida como inútil no ensino oficial. Isso também exlpica que a filosofia foi considerada como inutil, pela grande influência positivista. A guerra contra a filosofia entre as culturas, de não aceitação a filosofia.
- A filosofia indaga questões para alguém resolver os problemas existenciais,
- A filosofia é a origem das ciências,
- A filosofia é uma teoria que não prova a verdade,
- A filosofia é a poesia do ideal,
- A filosofia busca o desejo em pesquisar:
Etico- Bem ou Mal ?
Politico- Forma de Governo ?
Metafísico- O que é o ser ?
Estética- Belo?
Lógica- A=B
A ciência nasce pela filosofia, e a propria ciência desvincula da filosofia, por achar ter uma dialética oca, sem resultado, cogitações de problemas insoluvéis, por não ter nenhuma base nos fatos. A ciência baseia se no positivismo.
Os estudos da filosofia, as cogitações filosóficas não aumentam o poder material do homem, e isso significa a crise da filosofia. Diferentemente da ciência que considera como "sábio moderno o homem do laboratorio, do maquinismo, o homem da acão sobre a natureza". Pelo fato da filosofia não prestar nenhum serviço de consagração de beneficio ao homem, ela é considerada como inutil pela ciência. A filosofia não habilita o homem para agir sobre as cousas. Para a ciência o que deve compreender é o prático, util, o que dá resultado imediato, que pode ser verificado e provado.
È pois da ciência que parte o golpe mortal contra a filosofia. A ciência é a filha da filosofia. A filosofia é como uma árvore de que resulta como fruto a ciência. A filha (Ciência) matou a propria mãe (filosofia).
Filosofia e ciência são duas distintas correntes, mas ambas legitimas e são destinandas a satisfação de necessidade, que são de natureza diferente. A ciência não é verdade, ou pelo menos não é toda a verdade, os sábios também erram, a ciência erra, a todo momento se transforma, muda.
O amor pela verdade, conhecimento é o que inspira a filosofia, cheia de mistério e grandeza. Explicar o sentido da existencia, dar solução real ao problema do universo é o objeto da atividade pensante do filosofo, e esse amor de pensar a verdade, conhecimento deriva toda vida espiritual da humanidade, e assim nasce a ciência com as organizações do trabalho nas industrias, base da ordem econômica. E é daí que deriva o impulso para uma interpretação do universo, a intuição do dever, ordem moral das sociedades.
Assinar:
Comentários (Atom)